"Animais são criaturas, não propriedade humana, nem utensílios, nem recursos ou bens, mas sim preciosos seres na visão de Deus...
Rev. Andrew Linzey

21 de dezembro de 2012

Cadela chama emergência e salva vida de tutor diabético 

Se Paul McKenzie gritar ‘alarme’, Millie pressiona um botão de pânico. Mas, quando ele entrou em coma diabético, Millie, a cadela dócil que faz parte da família a mais de dois anos, fez muito além de esperar o grito. Ela simplesmente identificou o perigo e pediu ajuda.
Quando encontrou Paul, de 47 anos, caído no chão, o labrador preto inteligente tomou o assunto em suas próprias patas – e apertou o botão sozinha.
Millie alertou funcionários de um centro de controle 24 horas que tentou entrar em contato com o Sr. McKenzie, antes de ligar para o resgate e chamar os vizinhos para ajudar.
Paul tem neuropatia – lesão do nervo, uma complicação comum da diabetes – e foi levado de sua casa para o hospital. ”Ela é uma em um milhão – minha melhor amiga”, diz Paul, que desistiu do trabalho a cinco anos atrás quando seu dano no nervo piorou. Ele depende de Millie para pegar coisas do chão, o que é difícil para ele.
“Millie é a minha Lassie – ela salvou minha vida. Se não fosse por ela, eu não estaria aqui agora”, diz o tutor. 
A cadela foi treinado por um projeto de assistência chamado Parceiros Caninos, que oferece adoção de cães que são treinados para ajudar pessoas com deficiência.
Como parte de seu treinamento, Millie foi ensinada a pressionar o botão de emergência se Paul ficar em dificuldades, e tem feito isso cerca de dez vezes nos últimos anos. O botão entra em contato com uma instituição que detém e gere 5.600 casas no bairro em casos de emergências.
Para Paul, Millie é indispensável. ”Ela é uma tábua de salvação para mim e eu mal posso acreditar o quão inteligente ela é. Nunca, nem meus sonhos mais loucos, achei que Millie pudesse entender as conseqüências de pressionar o botão. Até os serviços de emergência foram surpreendidos quando perceberam que ela quem pediu ajuda”, alega Paul.
Um porta-voz dos Parceiros Caninos disse: “Normalmente, os cães fazem isso depois do comando, mas, no caso de Millie, ela sabia que Paul estava com problemas e trabalhou para salvá-lo, apertando o botão. Estamos muito orgulhosos de Millie”.


Fonte: ANDA

Um comentário:

  1. eu também tenho uma melhor amiga, mas ela é vira lata :D http://giocamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir