"Animais são criaturas, não propriedade humana, nem utensílios, nem recursos ou bens, mas sim preciosos seres na visão de Deus...
Rev. Andrew Linzey

21 de outubro de 2012

Porquinho que seria morto para o consumo é salvo e vira símbolo dos direitos animais


O porquinho Nester nasceu em uma fazenda comercial e, assim como os outros filhotes do chiqueiro em que ficava, ele seria transformado em carne de porco. Entretanto, uma séria lesão tirou-o desse caminho sombrio. Quando Nester era recém-nascido, um acidente arrancou-lhe um grande pedaço de pele e 
os donos da fazenda acharam que ele não sobreviveria. Mas algumas pessoas deram uma chance a ele. Trouxeram-no para casa e passaram os meses seguintes dedicando-se a tratar e cuidar das feridas do porquinho. Lentamente e de forma segura Nester ficou bom. Até que algo mais aconteceu.
Depois de algum tempo passado com Nester, os tutores começaram a vê-lo como parte da família e não podiam devolvê-lo para a fazenda para que a vida fosse ceifada quando ele atingisse o peso necessário para o abate. Mas a casa não era equipada para abrigar um porco adulto, então eles começaram a procurar um lar permanente para ele. A instituição escolhida foi a Farm Sanctuary, em Nova York.
Quando Nester chegou ao santuário, era visível que ele viveu sem cuidados de um especialista e em acomodações impróprias por um bom tempo. Ele tinha sarna e uma ferida na perna causada provavelmente por ter andado e ficado de pé em piso frio. Mas ele foi tratado pela equipe da instituição e teve acesso a um pasto seguro.
Ele também viveu longe da companhia de outros porcos. Quando Sebastian, Eric e Jane foram apresentados a Nester, eles não sabiam o que fazer com o recém-chegado, mas agora os quatro são amigos.
Estes jovens porcos cresceram o suficiente e hoje já podem ser integrados aos porcos adultos – muitos dos quais pesam mais de 600 quilos. Como essa mudança de ambiente pode ser um pouco assustadoras, eles terão um ao outro para se apoiar e encorajar.
Por uma reviravolta do destino, Nester teve a chance de ser conhecido como um ser individual e a compaixão inspirou quem o conheceu a salvar-lhe a vida. Agora esse curioso e doce porquinho será embaixador de uma causa e ajudará milhares de outros que vivem desconhecidos e não reconhecidos nas fazendas de carne.

FONTE: ANDA - Por Natalia Cesana (da Redação)
FOTO: Divulgação/Farm Sanctuary

Nenhum comentário:

Postar um comentário