"Animais são criaturas, não propriedade humana, nem utensílios, nem recursos ou bens, mas sim preciosos seres na visão de Deus...
Rev. Andrew Linzey

3 de outubro de 2012

Filhote de jumento ganha prótese para perna amputada



Uma jumenta chamada Emma ganhou uma prótese, uma das primeiras criadas para equinos, segundo o site do jornal Daily Mail. Emma teve uma perna deformada amputada quando tinha apenas dois dias porque ela impedia o animal de ficar em pé.
Os veterinários na Universidade Auburn, no Alabama (EUA), criaram então uma prótese para Emma. Conforme ela cresce, a prótese tem que ser trocada (com cinco meses, Emma já está na segunda). Os veterinários afirmam que ela deve precisar de sete próteses até chegar à maturidade.
Fred Caldwell, professor da universidade, foi o responsável pelo procedimento que colocou a prótese, com ajuda da Clínica Hanger – mesma empresa que criou uma prótese de cauda para um golfinho. Segundo os pesquisadores, o caso é uma oportunidade única para estudar a aplicação de próteses em equinos, já que em cavalos o uso é mais complicado devido ao tamanho e peso dos animais.
A perna artificial foi criada com fibra de carbono, fibra de vidro e Kevlar, materiais usados em próteses de atletas paraolímpicos. Emma é um “jumento miniatura”, espécie que, afirmam os veterinários, tem origem na Sardenha, mas se desenvolveu nos EUA.
Parabéns a todos os envolvidos, que devolveram a felicidade de viver desta belezinha!

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário