"Animais são criaturas, não propriedade humana, nem utensílios, nem recursos ou bens, mas sim preciosos seres na visão de Deus...
Rev. Andrew Linzey

20 de setembro de 2012

Para combater a caçã Nepal utilizará aeronave não tripulada para monitorar crimes ambientais.

Dois parques nacionais do Nepal passaram esta semana a ser monitorados por um Veículo Aéreo Não Tripulado (conhecido pela sigla Vant) que vai auxiliar no monitoramento de espécies ameaçadas de extinção e no combate de crimes ambientais, como a caça e o desmatamento.
Segundo o WWF, um dos patrocinadores 
do projeto, o Nepal é lar de rinocerontes, tigres e elefantes, espécies que estão entre as mais vulneráveis do mundo.
De acordo Krishna Acharya, diretor do Departamento de Parques Nacionais e Conservação da vida selvagem, o país está empenhado em parar os crimes ambientais, que “roubam os recursos naturais e colocam em risco a vida de guardas florestais e comunidades locais”
Dezenove guardas florestais e militares do país foram treinados para operar o Vant, desenvolvido pelo ecologista Lian Pin Koh, que integra um instituto de pesquisa de Zurique, na Suíça.
Os envolvidos aprenderam a utilizar o pequeno avião e realizaram testes de campo no Parque Nacional Bardia.
Tradicionalmente, o monitoramento feito em parques nacionais do país é prejudicado devido às áreas de difícil acesso.
Além disso, a astúcia de caçadores, que conhecem atalhos que agilizam possíveis fugas, atrapalham o policiamento na região. O Vant tentará impedir a morte de animais e atividades madeireiras que ocorrem sem autorização prévia. Cada equipamento custa cerca de US$ 2.500.

Fonte - G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário