"Animais são criaturas, não propriedade humana, nem utensílios, nem recursos ou bens, mas sim preciosos seres na visão de Deus...
Rev. Andrew Linzey

15 de setembro de 2012

Cachorra cega pinta quadros para ajudar animais necessitados


Na foto Hallie empenhada no trabalho que gosta de fazer,fazendo sua próxima obra prima
Uma pintora de Seattle ficou emocionada quando a cachorra sob sua tutela, que é cega, superou o seu problema e encontrou uma oportunidade de criar arte para ajudar animais necessitados. As informações são da Global Animal.
DeeDee Murray, que fez a sua carreira como pintora retratando cavalos, cães e vida selvagem, entristeceu-se quando soube que a cachorra Hallie, da raça Dachshund, tinha ficado cega subitamente devido à síndrome degenerativa chamada SARDS ( Acquired Retinal Degeneration Syndrome ), uma doença autoimune que ataca a retina.
“Foi realmente rápido – da noite para o dia”, ela disse à agência KOMO, filiada da ABC New. “Provavelmente aconteceu entre dois a três dias. Ela estava enxergando bem e de repente começou a dar trombadas nas paredes”.
Murray tinha ensinado Hallie a pintar antes dela perder a visão. Ela disse que poucos dias depois que ela começou a ensiná-la, Hallie já pegou o pincel sozinha.
“Ela não queria parar. Se eu tirasse o pincel dela e dissesse que já estava bom e que era hora de parar, ela rapidamente pegava o pincel de novo e recomeçava a pintar”, Murray escreveu em seu site.
Murray diz ter ficado perturbada quando percebeu a falta de visão de Hallie, e fez grandes esforços para ajudá-la. Ela escreveu em seu site Hallieart.com que ela foi até o Dr. Sansini Grodanic, um conhecido especialista da Universidade de Iowa que já auxiliou a muitos cães na recuperação da visão, esperando que ele pudesse ajudar Hallie.
Infelizmente, as retinas de Hallie haviam se deslocado em muitos locais, e o veterinário não pode fazer nada.
Quando as duas voltaram para casa, Hallie ficou triste por muitas semanas. Mas seu ânimo voltou, escreveu Murray, apesar da cegueira. Ela diz que a cachorra passou a utilizar mais o olfato, e recomeçou a pintar.
“É incrível”, diz Murray. “Ela não pode ver o papel, mas é como se ela o percebesse ali, ela se posiciona do modo correto”.
Elas estão usando a arte de Hallie – cada peça é assinada com um carimbo que imita a sua pata – para ajudar outros animais. Criações da cachorra são publicadas por Murray em um site, e todo o dinheiro obtido com as vendas é destinado à ONG Purple Heart Rescue, que resgata animais abandonados.
Hallie também estará participando de um evento de artes chamado Puyallup Fair, no oeste de Washington.
“Ela me mostrou que é possível superar obstáculos e aproveitar a vida”, diz a tutora. “Ela está aqui para me ensinar muitas coisas. Tem sido uma cachorra feliz. É um exemplo”.
O caso de Hallie é mais uma demonstração de que as deficiências físicas dos animais não os impedem de viver uma vida feliz, se apoiados e amados por seus tutores.
]Fonte:Anda
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário