"Animais são criaturas, não propriedade humana, nem utensílios, nem recursos ou bens, mas sim preciosos seres na visão de Deus...
Rev. Andrew Linzey

14 de agosto de 2012


Incêndio no apartamento de um colecionador de artes plásticas em Copacabana 
 


Um incêndio no apartamento de um colecionador de artes plásticas em Copacabana, na zona sul do Rio, na noite desta segunda-feira, pode ter destruído quadros importantes de artistas brasileiros. Até o momento, não há confirmação sobre a destruição ou não das peças.
O dono do apartamento (de cobertura, no 12º andar de um prédio na rua Barata Ribeiro) é o artista plástico romeno Jean Boghici, que coleciona artes plásticas desde os anos 1960. Ele foi dono da galeria Relevo, na esquina das ruas Nossa Senhora de Copacabana e Duvivier, e reuniu um dos acertos mais importantes sobre a arte brasileira. São dele, entre outros, o óleo sobre tela "Samba", de Di Cavalcanti, e "Sol poente", de Tarsila do Amaral. Boghici também tem peças de Alexander Calder e Rubens Gerchman, pinturas de Vicente do Rêgo Monteiro e esculturas de Victor Brecheret, entre outras peças.
'Sol Poente', de Tarsila do Amaral. (Foto: Reprodução)
Segundo os bombeiros, a maioria das peças não foi consumida pelo fogo. Mas, como nenhum especialista em artes havia entrado no apartamento depois de controlado o incêndio, a dúvida sobre o tamanho do estrago permanecia.
O fogo começou às 18h15 em um aparelho de ar condicionado e se espalhou pela casa. O colecionador estava na rua, bem em frente ao prédio, e ao notar o fogo tentou entrar no imóvel, mas foi impedido pelos bombeiros. Sua mulher e uma filha estavam no imóvel e foram retiradas sem ferimentos.
Para o trabalho dos bombeiros, o trânsito ficou interrompido por mais de uma hora na rua Barata Ribeiro, causando grande congestionamento em Copacabana.

Fon
te:Yahoo/jornal nacional globo


Essa é uma verdadeira lição de amor e desprendimento.Um incêndio no apartamento de um artista plástico no RJ, destruiu vários de seus quadros famosos de coleção.Quando perguntado pelo jornalista se ele estava triste pelo prejuízo dos quadros, ele disse :

" Que quadro nada !! o que eu perdi de mais importante foi meu gato !! Por isso estou triste ..."( seu gato infelizmente morreu no incêndio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário