"Animais são criaturas, não propriedade humana, nem utensílios, nem recursos ou bens, mas sim preciosos seres na visão de Deus...
Rev. Andrew Linzey

30 de agosto de 2012

"Artista” suíço pinta pombos em praça pública.



Um artista suíço foi à Itália e, achando que os pombos da Praça São Marcos, em Veneza, eram de sua propriedade, pintou-os de cores variadas. O autor da “obra de arte” foi Julian Charrière, e sua realização foi intitulada “Some pigeons are more equal than others” – em português, “Alguns pombos são mais iguais que outros”.
Ele capturou os pombos com uma máquina que servia ao mesmo tempo como armadilha e como “tinturaria” de animais. A máquina os aprisionava, os rolava numa esteira e os tingia com cores variadas, com cada pombo sendo colorido com uma tinta diferente.
Aparentemente, pela falta de relatos, os pombos não sofreram mal-estar com a tinta que foi impregnada em suas penas, mas a ação de Julian Charrière foi de mau gosto e tratou os pombos da praça como se fossem objetos sobre sua propriedade e arrogou sobre eles o poder de manipular seus corpos pintando-os. Se isso tivesse sido feito jogando tinta em pessoas na rua ou, como no caso, prendendo-as em armadilhas e borrifando-lhes tinta dentro de uma máquina contra a sua vontade, teria sido um escândalo mundial.
Esse tipo de “arte” não merece a admiração de ninguém.

Fonte - ANDA
Robson Fernando de Souza (da Redação) ANDA



Nenhum comentário:

Postar um comentário