"Animais são criaturas, não propriedade humana, nem utensílios, nem recursos ou bens, mas sim preciosos seres na visão de Deus...
Rev. Andrew Linzey

13 de agosto de 2012

Animais sofrem maus-tratos em porto clandestino no 

Ver-o-Peso em Belém.



ATENÇÃO:As imagens do vídeo são fortes,o vídeo esta no fim do texto 

  Dezenas de cabritos transportados ilegalmente em uma embarcação pequena chegaram a Feira do Açaí, no complexo do Ver-o-Peso, em Belém, neste final de semana. Com as patas amarradas, os bichos são pendurados de qualquer jeito, levam chutes quando gritam e são jogados dentro de uma van. Imagens da TV Liberal flagraram os maus-tratos aos animais.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), mesmo com a fiscalização, a prática é comum nos portos clandestinos da capital. Existem cerca de 300 portos clandestinos na orla de Belém, os animais geralmente são abatidos em matadouros sem registros e a carne é vendida em feiras livres.
Segundo a gerente de transporte de animais da Adepará, Krisna Tabosa, estes animais geralmente são transportados em porões de barcos e vêm do arquipélago do Marajó. “Existe uma rotina de fiscalização que ocorre de forma surpresa, nós trabalhamos em conjunto com a Delegacia de Meio Ambiente (Dema). Só que fazemos num dia e no outro eles voltam, fazemos numa semana e na outra eles voltam, explica Tabosa.
O diretor afirma ainda que falta pessoal como um todo para que o sistema de vigilância atue mais fortemente. “O ideal era que esses animais nem tivessem saído de seus municípios”, afirma Freire, afirmando que irá implementar uma equipe fixa no ponto onde foram flagrados os maus-tratos aos cabritos.Para o diretor operacional da Adepará, Sálvio Freire, esse tipo de prática é inadmissível dentro do estado. “Ali nós estamos com o transporte irregular, pois estes animais provavelmente não têm a GTA (Guia de Trânsito Animal) e também estão sendo vítimas de maus-tratos. E isso pode acarretar em prisão às pessoas que estão veiculando isso”, explica Freire.




Nenhum comentário:

Postar um comentário