"Animais são criaturas, não propriedade humana, nem utensílios, nem recursos ou bens, mas sim preciosos seres na visão de Deus...
Rev. Andrew Linzey

19 de janeiro de 2011

O SENSACIONALISMO DA IMPRENSA EM MEIO A TRAGÉDIA É "PODRE"....



CONFORME CITEI EM UMA POSTAGEM ANTERIOR AQUI ESTÁ UM RESUMO DA  POLÊMICA QUE SE CRIOU NA IMPRENSA POR CAUSA DA FOTO DO CACHORRO AO LADO DE UMA COVA...NA REALIDADE TIVE QUE REFAZER AQUELA POSTAGEM POIS ATÉ ACREDITEI ...NÃO IMAGINEI QUE USARIAM DISSO PARA COMOÇÃO NACIONAL...MAS COMO EM TODO LUGAR O JORNALISMO TAMBÉM TEM SUA BANDA "PODRE"...TEM DEPOIMENTOS DO PESSOAL DE ONGS DE ANIMAIS SOBRE O ASSUNTO NO BLOG O GRITO DO BICHO...LÁ O PESSOAL  QUE ESTÁ NA REGIÃO SERRANA DO RIO ESCLARECE O CASO...  ACESSE QUE VALE A PENA http://ogritodobicho.blogspot.com/
Notícia sobre cão que guardou túmulo de dona no RJ é falsa
Redação Portal IMPRENSA
Diário de Teresópolis
Leão (ou John) e seu dono
As tragédias na região serrana do Rio de Janeiro (RJ) mobilizaram o país por meio das imagens disseminadas pela imprensa. Entre as mais comoventes, a história do cão Caramelo que, desamparado diante da morte de sua dona, guardou seu túmulo em um cemitério de Teresópolis, por dois dias seguidos. No entanto, a notícia é falsa. 

Segundo relato do jornalista Anderson Duarte, do Diário de Teresópolis, ao Portal IMPRENSA, a história de Caramelo não passa de um mal-entendido. Tratam-se de dois cachorros parecidos. 

O que aparece deitado ao lado do túmulo de Cristina Maria Cesário Santana, sua suposta dona, na verdade é Leão, e pertence há mais de um ano a Rodolfo Júnior, voluntário que atua no trabalho de escavação do cemitério de Carlinda Berlim. 

"Isso é coisa de repórter que precisava chegar com uma história diferente para apresentar ao chefe... o John é meu há mais de um ano quando fiquei com ele pra mim! O antigo dono foi para o Rio e deixou ele por aí... ele chamava o cachorrinho de Leão, mas eu prefiro John... ele tem cara de John", explicou Junior, que ainda disse que seu animal é dócil e o segue por todos os lugares. "No dia em que o rapaz tirou a foto dele eu estava trabalhando nas covas e ele ao meu lado como sempre... e aí depois veio essa maluquice toda", explicou Rodolfo Júnior.

O Caramelo citado em diversas reportagens, de fato, pertencia a uma família que morreu em decorrência dos deslizamentos. No entanto, jamais entrou no cemitério, que fica a quilômetros do bairro de Caleme, quando foi encontrado perambulando sozinho. 

A notícia foi replicada por diversos veículos de comunicação e, conforme a história de Caramelo se tornava popular, um novo capítulo era acrescentado. 

Entre os absurdos do cão que velou durante dois dias a morte de sua dona, um se destaca: o de que Caramelo teria, inclusive, auxiliado as equipes de resgate a encontrarem não apenas o corpo de sua dona, mas de outras três pessoas de sua família. 

O desencontro de informações irritou o administrador do cemitério, Márcio de Souza, que chegou a comentar o fato em um dos portais que publicou a história sobre Caramelo.

"É lamentável que tal fato seja utilizado para causar comoção aos leitores! Fui contatado horas antes da notícia ser levada ao ar por um repórter e fui claro ao dizer que o cão da foto ao lado do túmulo é de propriedade de um de nossos voluntários que no momento faziam sepultamentos naquele local, logo não tem nada a ver com o cão adotado", finalizou.

Reprodução
Site de O Globo

Reprodução
Site O Globo Rural


Reprodução
Site do Extra

Reprodução
Portal R7

Reprodução
Site  de Portugal
EU TENHO ÉTICA!
FONTE: 
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2011/01/18/imprensa40287.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário