"Animais são criaturas, não propriedade humana, nem utensílios, nem recursos ou bens, mas sim preciosos seres na visão de Deus...
Rev. Andrew Linzey

15 de janeiro de 2011


13/01/2011 20h34 - Atualizado em 13/01/2011 21h35

Chuvas arrasam haras no RJ, 

e Jockey Club decreta luto no turfe

Centro de Treinamento Vale do Cuiabá, na região serrana do estado, tem cinco cavalos desaparecidos e é obrigado a sacrificar outros seis animais

Por GLOBOESPORTE.COM                Rio de Janeiro

Uma equipe de veterinários foi ao Vale do Cuiabá nesta quinta, em helicóptero fretado pelo Jockey Club, e relata a tragédia encontrada no haras.cavalos mortos haras turfe enchente

- Fizemos o que foi possível dentro das condições que encontramos por lá. 
Não há água para lavar o ferimento dos animais e muito menos onde abrigá-los. O CT está destruído e vai demorar muito para ser reerguido. 
Assim como os animais, que demorarão muito para retornar ao estado atlético anterior - disse Juliana Vieira, chefe do Hospital Veterinário Octávio Dupont.
Na região, vários corpos de animais foram encontrados no leito do rio. Uns soterrados por lama, outros sob escombros, em distâncias de até 6 quilômetros do haras.
LEI TUDO CLICANDO EM MAIS INFORMAÇÕES:
O Posto de Fomento, localizado na BR-116, não teve mortos nem feridos, mas o acesso ao haras está bloqueado. A proprietária, Marlene Fernandes Serrador, diz que as pessoas estão em condições precárias.
- Os funcionários perderam tudo. Estão apenas com a roupa do corpo. A devastação foi total, perdemos até a capela que eu construí e a raia grande está com muita água - relatou, acrescentando que os animais têm ração estocada, mas não há serragem.
No Centro de Treinamento do Haras Santa Maria de Araras, duas casas foram destruídas e pelo menos três pessoas morreram. Os animais foram transportados para o Hipódromo da Gávea. Segundo o treinador Roberto Morgado Junior, o Bebeto, todas instalações foram inundadas pelo rio que passa dentro do CT.
- Somente o casarão, localizado no alto do haras, onde morava o veterinário Alexandre Dornelles, não foi atingido. As demais dependências estão todas devastadas. O CT do Araras acabou. Felizmente, dentro de todas as catástrofes, estamos vivos. Apenas alguns animais ficaram feridos, mas nada de grave. No entanto, nem tão cedo estes animais vão correr.
Luto nos páreos
O Jockey Club Brasileiro (JCB) decretou, nesta quinta-feira, luto de três dias em solidariedade às vítimas das chuvas no estado do Rio de Janeiro. Três haras foram seriamente atingidos: o Centro de Treinamento Vale do Cuiabá perdeu e sacrificou animais; o Posto de Fomento teve uma capela destruída e a raia grande alagada; e o Santa Maria de Araras teve de transportar todos seus cavalos para o Hipódromo da Gávea, na capital. As informações são do JCB.Desde a tarde desta quinta-feira, as bandeiras foram colocadas a meio pau no Jockey Club Brasileiro por conta das mortes no estado. Durante o fim de semana, os jóqueis que montarem o cavalo número 1 de cada páreo terão uma faixa preta no braço direito em sinal de luto.
O JCB organiza uma campanha de arrecadação de donativos para os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
- O Jockey Club Brasileiro está profundamente sensibilizado com a tragédia na região serrana e se solidariza com a família das vítimas e proprietários que sofreram perdas nesses últimos dias. Estamos recolhendo alimentos e roupas e continuamos à disposição para avaliar outra ação emergencial - disse o presidente do JCB, Luís Eduardo da Costa Carvalho.

EU TENHO ÉTICA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário